Os aluguéis saltam 31,1% em abril, o maior nível desde o início do Plano Real.
Utilizado para reajustar a maioria dos contratos de aluguel no país, o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) vem apresentando aumento desde maio de 2020, e acelerou para 2,94% em março de 2021. Esse é o maior nível para o mês desde o início do Plano Real, em julho de 1994. Essa variação fez o indicador saltar 31,1% no acumulado dos últimos 12 meses, segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas no último dia 30 de março. O percentual deve incidir no reajuste dos contratos de locação atrelados ao IGP-M com vencimento em abril.

O cálculo do IGP-M leva em conta a variação de preços de bens e serviços, bem como de matérias-primas utilizadas na produção agrícola, industrial e construção civil. Por isso, a variação se apresenta de forma diferente da apresentada pela inflação oficial, que calcula os preços com base em uma cesta de bens determinada para famílias com renda de até 40 salários mínimos.
Sendo assim, proprietários de imóveis e imobiliárias já passam a utilizar a inflação oficial para reajustar os contratos de aluguel. Caso você seja inquilino e queira fugir dessa alta considerável, é hora de investir no seu próprio imóvel e não mais viver à mercê de altas descontroladas. Em contrapartida as taxas de juros para financiamento bancário estão cada vez mais baixas, propiciando um momento oportuno para sair do aluguel e investir em um imóvel próprio.

Conheça os empreendimentos da Visconde Construtora, consulte nossas condições e tenha um lar para chamar de seu!

FONTES

https://noticias.r7.com/economia/preco-dos-alugueis-com-vencimento-em-abril-saltara-311-aponta-fgv-30032021 https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/03/30/igp-m-inflacao-do-aluguel-fgv.htm

pt_BRPortuguese